Existe um grande número de líderes que exercem papéis singulares em suas congregações, mas existe um expressivo número que exerce papéis diferentes. Num momento ele pode ser uma conselheiro, no outro, um profeta, num outro momento um trabalhador geral, arrumando muitas coisas no templo, enfim, muitos líderes hoje são conhecidos como "multi-tarefas". Lutam para construir um rebanho e um local adequado para a organização.
O problema é que a maioria destes líderes "multi-tarefas" perdem o foco, exatamente por estarem fazendo muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Para que um líder "multi-tarefas" seja mais eficaz naquilo que está envolvido, ele precisa ter certas características, e assim construir sua congregação debaixo de um ministério eficiente. Paulo nos ensina (07) traços na sua carta para Timóteo que nos ajuda a ser líderes mais eficazes, apesar do acúmulo de tarefas. Vejamos:
1. Professor - 2 Tm 2:02
Um bom líder precisa desenvolver seu povo. Treinar seus obreiros, estar capacitado para orientá-los, conseguir promover habilidades para que eles alcancem sucesso, isto significa ser um bom professor. Um líder de ensino.
2. Soldado - 2 Tm 2:3-4
Uma visão que não custa nada e não exige nada, também não vale nada. Todo soldado deve lutar por sua visão. Soldado que não está comprometido quando colocado sob pressão, não está apto para a luta. Como líderes, temos que lutar pela visão que Deus colocou em nossos corações.
3. Atleta - 2 Tm 2:05
A verdadeira marca de um grande atleta é a disciplina. O atleta abandona o que ele quer fazer para fazer o que ele precisa fazer. É o exercício do auto-controle em face da tentação. Os líderes devem ser disciplinados em sua abordagem, evitando sempre o desejo e a tentação a fim de alcançar a vitória sobre o resultado final.
4. Agricultor - 2 Tm 2:06
Um fazendeiro é sempre diligente em seus cuidados com a terra. As pessoas que você lidera são como um terreno fértil. E o Senhor os capacitou para que as sementes dêem seu fruto. Por isso o trabalho de um grande líder é fornecer as sementes e criar todas as oportunidades para fazê-las crescer e florescer. Um grande agricultor sabe como cuidar do seu campo.
5. Trabalhador - 2 Tim 2:15-17
Nada que é grandioso pode ser construído sem uma grande quantidade de trabalho. Deus certamente colocou o desejo de reconstruir os muros de Jerusalém no coração de Neemias, mas ainda assim, ele tinha que ir e fazer o trabalho duro. Seja um líder que não tenha medo de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
6. Recipiente - 2 Tim 2:20-22
Como líderes, somos vasos recipientes. Nós carregamos visão, paixão e experiência. Se nós queremos motivar e influenciar pessoas, a nossa paixão precisa ultrapassar a nossa capacidade. Por isso precisamos ser uma vaso transbordante, que motiva pelo entusiasmo e pela paixão de uma visão.
7. Servo - 2 Tim 2:23-26
Não temos melhor exemplo desta característica de liderança do que Jesus Cristo. Ele não veio para ser servido, mas para servir. O serviço é a característica máxima dos grande líderes. Muitos olhos estão sobre nós continuamente, para que através do exemplo de comprometimento e serviço, sejamos um referencial de liderança.
Bruno dos Santos é Diretor do VidaSat Comunicações, Coordenador Geral da CIA (Coalizão das Igrejas Apostólicas) e pastor da Igreja Vida Nova em São Paulo. Escritor e Conferencista, é formado em Teologia com especializações em Novo Testamento e Liderança. Casado com Silvia Regina, é pai do Lucas, da Laís e da Ana Luiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário