sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Em coletiva, Siqueira Campos relata viagem ao Japão

Em coletiva ocorrida nesta quinta-feira, 1º , o governador Siqueira Campos destacou a recomendação feira para que secretários e auxiliares que pretendam concorrer a cargos eletivos deixem suas funções, garantiu que até agora ninguém se manifestou. Sobre a viagem ao Japão, Siqueira afirmou que rendeu muitas propostas que já foram formalizadas e garantiu recursos que trarão investimentos para o Estado. Na ocasião, o governador assinou o convênio com as Apae´s do Estado e doou R$ 271 mil para as associações.
Hellen Souza 
O governador Siqueira Campos falou na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 1º, sobre a recomendação para que os secretários e auxiliares que pensam em concorrer a cargo eletivo deixem suas funções e destacou que orientação não é novidade. “Quem tiver interesses políticos para as eleições, recomendo pedir exoneração agora. Isso é o certo, quero evitar que os interesses públicos se misturem com o privado”, afirmou o governador.
Siqueira frisou ainda que até o momento ninguém se manifestou, mas garantiu que a recomendação é válida. “Será desse jeito. Um exemplo é se o secretário Eduardo quiser disputar as eleições ele terá que deixar o cargo, será assim. Mas até agora não pensei em ninguém e ninguém falou comigo ainda”, pontuou.
Viagem ao Japão
Sobre a viagem ao Japão, o governador comentou que sua ida ao país rendeu muitas propostas que já foram formalizadas. Questionado sobre os custos da viagem, o governador afirmou que o mais importante não foi gasto, mas sim o objetivo da viagem. “Quem quiser saber sobre os custos podem procurar no Tribunal de Contas ou a Secretaria da Fazenda. Eu não sou responsável por esse setor”, afirmou Siqueira.
Em sua fala Siqueira destacou sua admiração pelo Japão e ressaltou que o secretário de Educação, Danilo de Melo, já foi informado sobre a capacitação dos profissionais da educação com o exemplo na educação japonesa.
Outro ponto citado pelo governador, foi a questão hospitalar do Estado. Segundo ele, em visitas a hospitais do país, observou o avanço tecnológico nos equipamentos e afirmou que trará o exemplo para as unidades do Estado. “Os nossos hospitais precisam receber essa nova estrutura, até porque temos que cumprir com a nova política do Ministério da Saúde”, afirmou o governador.
Recursos
Ainda em pronunciamento, o governador afirmou que o Tocantins foi o primeiro Estado brasileiro a conseguir financiamentos de contrapartida. “Fomos nessa viagem também tratar de negócios. Vamos permitir estabelecer o programa de pavimentação de quase 75 milhões de reais”, disse Siqueira.
Questionado sobre os recursos e a prioridade dos investimentos, o governador frisou que a área prioritária da contrapartida resultou em um valor entre 50 a 90 milhões de dólares. “A prioridade é para o financiamento nas compras dos equipamentos hospitalares. Já foi proposto e formalizado e tenho certeza que os japoneses vão agir com a rapidez com que sempre agiram”, pontuou Siqueira.
Concurso da Saúde e Educação
Questionado sobre a aprovação dos requerimentos que solicitam a prorrogação dos concursos da Educação e Saúde e sobre a promessa de redução do ICMS da tarifa de energia elétrica, o governador respondeu, com bom humor, que as solicitações são importantes, mas ainda não teve tempo de analisar os requerimentos e nem decidir se aprovará ou não.
Fonte: Roberta TUM

Nenhum comentário: