segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Câmara aprova Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição dos flanelinhas nos estacionamentos de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas aprovou, no dia 15, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Aurismar Cavalcante (PSDB) que dispõe sobre a proibição da exploração de espaços públicos por flanelinhas. Já não é de hoje que esse debate toma conta das rodas de amigos e dos meios de comunicação, tamanho os abusos cometidos pelos guardadores de carro, ou flanelinhas, como são popularmente conhecidos. 

O crime mais comum cometidos por eles é o de extorsão, isso quando a pessoa exige determinada quantia para “autorizar” o estacionamento em via pública, e muitas vezes com o “doutor” ou a “madame” tendo que desembolsar a quantia exigida assim que estaciona. Mas, além da extorsão, os relatos de danos ao veículos, furtos, roubos, assédio moral com gracejos para mulheres desacompanhadas, e o constrangimento ilegal ou ameaça são comuns.


A iniciativa do vereador é louvável e se for sancionada pelo prefeito Raul Filho (PT), ficará "proibida toda e qualquer forma de cobrança, excetuando-se aquelas previstas em legislação".
Segundo o vereador, o flanelinha se acha o dono de determinado espaço público, passando a utilizá-lo como propriedade privada, e muitas vezes demarca o seu território com o uso da violência.

Fonte: Blog do Melck

Nenhum comentário: