quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudo aponta que pastores são solitários e desanimados, mas sentem-se privilegiados


Uma pesquisa divulgada recentemente pelo instituto de pesquisas “Lifeway Research” identificou que Pastores são propensos a sentirem desânimo e solidão, apesar de sentirem-se privilegiados por exercerem a função.
A pesquisa foi realizada com 1000 pastores nos Estados Unidos, e 55% dos entrevistados afirmaram que exercer a função de pastor às vezes é solitário e desanimador. Porém, a pesquisa identificou que mesmo os desanimados, não abririam mão do pastorado: 98% dos entrevistados acreditam serem privilegiados por poderem exercer seus ministérios, contra 0,5% que não se sentem privilegiados.
Segundo o site “The Christian Post”, o vice-presidente do instituto LifeWay, Ed Stetzer afirmou que “há desânimo e solidão, mas quando 98% concordam que é um privilégio ser um pastor, nós também sabemos que há uma grande honra ser um pastor. Muitas estatísticas falam de pastores que se sentem miseráveis e infelizes, mas na verdade não é isso que vemos quando perguntamos a eles”.
O relatório da pesquisa, segundo colaboradores do instituto, aponta que os pastores de igrejas maiores são os mais propensos a se sentirem solitários e desanimados. “Ironicamente, pastores de igrejas maiores são mais solitários. Daqueles em congregações com frequência média de 250 membros ou mais, 17% discordam que o ministério pastoral às vezes o faça se sentir solitário. Em comparação, 32% dos pastores que lideram igrejas que possuem entre 0-49 membros discordam de sentirem-se sós”.
A idade parece influenciar bastante nesse sentimento. Segundo o Lifeway, os pastores com mais de 65 anos são os que menos se desanimam. 30% dos pastores com 65 anos ou mais afirmam que dificilmente se desanimam com o ministério, enquanto que apenas 19% dos pastores com idades entre 55-64 pensem dessa forma. Quanto mais novo o Pastor, maior a chance de estar desanimado, pois 13% dos entrevistados com idades entre 45-54 e 11% com idades entre 18-44 afirmaram que dificilmente se desanimariam.Texto na íntegra, clique aqui e continue lendo.

Fonte:Gospelmais

Nenhum comentário: