A Câmara Municipal de Palmas aprovou em dois turnos, o aumento do número de vereadores da Capital, já para as próximas eleições, mesmo após uma enquete ter demonstrado que a população não era a favor do aumento. A votação terminou na tarde desta quarta-feira, 28, em sessão extraordinária que havia sido marcada durante a manhã.
Os vereadores de Palmas aprovaram em dois turnos durante sessões desta quarta-feira, 28, o projeto de decreto legislativo, que fixa o número de vereadores em 19 para representar a sociedade já na próxima eleição. O novo quantitativo, que hoje é de 12 cadeiras, foi elaborado levando-se em consideração a proporcionalidade em relação a população.
Durante a sessão, o presidente da Câmara, vereador Ivory de Lira, disse que o tema era polêmico e precisava ser resolvido o quanto antes. Segundo o vereador, a escolha aconteceu baseando-se na legislação que diz que de 160 mil a 300 mil habitantes, o número de vereadores pode chegar até 21. O presidente da Câmara destacou algo que vem sempre frisando desde que o assunto entrou em discussão. “Independente do número de vereadores, será o mesmo repasse para a Câmara de Palmas”, disse o vereador.
O projeto que havia entrado em tramite no dia 19, passa por três turnos de votação e chegou a ser debatido com os representantes dos partidos na Capital. O debate gerou o número que hoje foi aprovado, sendo que 19 vereadores poderão ser eleitos em 2012. Uma enquete popular também foi feita junto a população e revelou que a maioria dos entrevistados seria contra a aprovação do aumento.
Pesquisa mostrou maioria contra
De acordo com a pesquisa de opinião pública que os vereadores da Câmara Municipal solicitaram para saber a opinião dos moradores da Capital, no geral, quase 54% da população respondeu ser contra o aumento de vereadores na Câmara, enquanto 30,27% disse ser a favor. A pesquisa foi realizada no dia 10 de setembro, pelo Instituto Visão, utilizando um universo de amostra de 1000 entrevistados, e teve margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram entrevistados 500 moradores da região sul, 250 na região centro-sul e 250 região norte. Na região centro-sul, o número sugerido pelos vereadores, de 19 cadeiras, foi citado por apenas 0,83% dos entrevistados, sendo que a maioria (55,37%) se mostrou contra o aumento. Na região sul, 36,60% dos entrevistados se mostraram contra o aumento e 2% sugeriu que o número de 19 vereadores seria o ideal. Já na região norte 53,41% dos entrevistados se mostrou contra o aumento e 2,81% sugere o aumento para 19 cadeiras.
Fonte: Roberta Tum
2 comentários:
Precisamos trabalhar para elegermos representantes evangélicos em Palmas..
Precisamos trabalhar para elegermos representantes evangélicos em Palmas..
Postar um comentário