terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os pais e a educação dos filhos


           














Sem dúvidas, os pais transmitem aos filhos princípios e valores que serão vivenciados no decorrer da vida, independente de serem bons ou ruins. A família é a base da sociedade, logo uma família estruturada educará bem seus filhos e, esses, formarão uma sociedade saudável.

            Os pais não podem se esquecer que estam em uma batalha contra as forças das trevas e uma das estratégias do inimigo é questionar a autoridade e influência dos pais sobre os filhos. Hodiernamente, as amizades e os meios de comunicação estam invadindo os lares e disseminando princípios contrários a Palavra de Deus, ao bem-estar da família e exercendo mais influências que os genitores.
Em grande parte, tal situação ocorre em razão dos pais transferirem sua responsabilidade de educar os filhos para a escola, babá, parentes, ou para igreja. Todavia é deles a responsabilidade de educar os filhos!
 
O tempo que é dedicado aos filhos é uma nobre expressão de amor. A vida agitada do século XXI é uma das desculpas para justificar a ausência dos pais. Quando, no máximo, ela diminui o tempo disponível, mas não impede os pais de terem momentos a sós com os filhos. O mais interessante é que para está com os filhos não é preciso ter dinheiro ou elaborar um super programa de lazer, basta mostrar os sentimentos a eles.

Outro cuidado que os pais devem ter é com a vida espiritual dos filhos. É necessário incentivo, ensino e acompanhamento para o crescimento na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, esse cresceu “em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens” (Lc. 2.52). As dificuldades são grandes, mas os resultados valem o esforço empreendido.
Para levar os filhos à comunhão com Deus é indispensável o exemplo dos pais. Vendo nos pais os frutos do Espírito Santo e os maravilhosos resultados de uma vida dedicada ao Senhor, certamente filhos terão estimulo e perceberão que ter comunhão com o Altíssimo não é algo do outro mundo, pelo contrario, é possível, necessário e maravilhoso!

            Os pais não podem desmerecer o valor da disciplina. Esta contribui para formação do caráter da criança levando-a a viver em harmonia com Deus e a respeitar as pessoas. Disciplinar não é espancar, mas castigar com amor para mudança de atitudes. Haja vista, o significado literal de Disciplina que é tornar discípulo.
Os propósitos da disciplina são: desenvolver o senso de respeito à autoridade; estabelecer a prática da obediência; formar bons hábitos; corrigir maus hábitos.

            Os filhos jamais devem ser vistos como enfado, uma pedra de tropeço ou uma cruz pesada, pois segundo a Bíblia eles são a “Herança do Senhor” (Sl. 127.3). Os filhos são bênçãos para os pais e todo o esforço dispensado para o cuidado deles será recompensado com gestos de carinho e amor.

                        Nos passos do Mestre Jesus,

D.D.Borges Aguiar

Nenhum comentário: