Foto Gustavo Sá
A blitz educativa realizada nesta terça-feira, 20, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, serviu para conscientizar os motoristas sobre os perigos do trânsito na tentativa de evitar os acidentes que estão se tornando constantes na Capital. Na quarta-feira, 21, a blitz deve acontecer em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto.
“Esta iniciativa é importante. Os altos gastos com socorro às vítimas de acidentes de trânsito sobrecarregam o sistema financeiro das nações e devemos não esquecer também o valor que tem cada vida”, avaliou o engenheiro civil Jeferson Silva Castro, um dos cerca de 700 motoristas abordados em blitz educativa realizada nesta terça-feira, 20, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e se repete nesta quarta-feira, 21, as 8h30, na TO-050, em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto.
Durante as abordagens foram entregues materiais educativos contendo dicas de segurança. No transporte coletivo, os usuários foram orientados para terem um comportamento diferenciado, pois são pedestres e também devem respeito à legislação de trânsito.
A blitz é uma iniciativa do Detran-TO, em parceria com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT) e Guarda Metropolitana. Entre os veículos envolvidos na operação estiveram táxi, mototaxi, ônibus, caminhões, veículos de carga e de passeio, utilitários e motos.
De acordo com o coordenador de Policiamento de Trânsito do Detran-TO, tenente Vilson Rodrigues da Silva Júnior, o objetivo da blitz é conscientizar a população, especialmente para a redução dos acidentes e o cumprimento da legislação da área. “Queremos que as pessoas adotem uma postura mais humana em relação ao trânsito”, disse o coordenador.
Para o motorista de ônibus Ronaldo Gomes Barros “cada condutor tem que ter responsabilidade ao dirigir um veículo, porque ele não circula nas vias públicas sozinho. Milhares de motoristas dividem o mesmo espaço”. Barros destacou que os jovens devem ter mais comprometimento com o trânsito, uma vez que a maior parte dos acidentes envolve esta faixa etária.
Estatísticas
Os jovens com idade entre 18 e 29anos representaram 28% das vítimas fatais de trânsito, no Tocantins, em 2010, com 72 mortos. Os dados se referem a acidentes ocorridos em vias municipais enas rodovias do Estado. (Da Assessoria de Comunicação) Fonte: www.robertatum.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário