quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Reino de Deus Através da Igreja

Subsídio


I - Texto Áureo
II - O Reino de Deus e a Igreja
III - O Reino de Deus presente na Igreja
IV - Quem é o maior no Reino de Deus
V – Dinâmica(PALAVRAS CRUZADAS)*






I - Texto Áureo

“Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.” (Mt 11.5).

Quem não gostaria de viver em um reino onde as enfermidades não tem lugar? Onde mais no presente século encontramos um país onde não existe enfermidade, nem desigualdade social nem outras mazelas tão presentes em nosso meio?

O texto áureo nos revela o cumprimento de Is 35.5-6, todavia foi só em parte, pois quando o Reino de Deus for plenamente instalado nenhum tipo de problema encontraremos. Por isso devemos anunciá-lo para que outras pessoas tenham também essa esperança.

Quando todos davam as costas para aqueles que eram marginalizados e esquecidos, o Filho, proclamando que o Reino de Deus chegou, demonstrava curando e incluindo todos como iguais perante ao Pai.

Essa é a mensagem do Reino de Deus, cabe a igreja proclamá-la.

II - O Reino de Deus e a Igreja

Deus havia comissionado Israel para ser o representante de seu reino aqui na terra, no entanto eles falharam. Deus agora separa outro povo, comissionando-o por meio de Jesus, para representá-lo: a Igreja.

Constituído por homens e mulheres, esse povo recebeu uma responsabilidade ímpar de realizar uma das tarefas mais importante que existe – pregar as boas novas de salvação. Nobre, pois somente os que já fazem parte do Reino de Deus podem fazê-la.

A igreja não foi chamada para simplesmente fundar partidos políticos. Não foi chamada para constituir impérios que concorram com os governos humanos. Muito menos para ser somente mais uma organização sem fins lucrativos.

Não somos o Reino de Deus, mas trabalhamos para ele. Antes éramos do reino das trevas, mas agora, regenerados, somos do Reino da Luz. E este Reino nos dá uma ordem.

Sua ordenança é “... Ide por todo o mundo e pregai...” O lucro de nosso trabalho é almas! Fomos comissionados para pregar a tempo e fora de tempo. Proclamar o poderoso Reino de Deus e sua mensagem.

Mensagem essa que abala o inferno e tem o poder de transformar cada dia a mais vidas e mais vidas para o reinado de amor e justiça que só Deus pode ofertar-nos.

III – O Reino de Deus presente na Igreja

Três principais aspectos presentes na igreja evidenciam que a igreja ela é realmente representante do Reino de Deus – Pregação, Comunhão e Serviço.

Nossa mensagem não deve ser de autoajuda e sim ajuda do alto. Não tem o homem como medida de todas as coisas e sim que Jesus é o tema principal.

No entanto, devemos atentar para o fato de que a pregação expositiva tem sido, em muitas vezes, omitida de nossos púlpitos e em seu lugar é propagado mensagens triunfalistas e que somente satisfazem aos anseios da grande massa que de certa forma corresponde criando assim um celeiro de animadores de platéia.

A pregação cristocêntrica é a que os apóstolos pregaram os pais da igreja também e que a igreja deve continuar anunciando, só Jesus é o alvo.

 Serviço e comunhão são imprescindíveis para que o mundo veja que a igreja como “Corpo de Cristo” vive e demonstra seu amor para com o próximo. Não era somente a igreja primitiva que tinha essa capacidade. A igreja atual se quiser também, pode desfrutar diariamente da mesma comunhão e ser uma fiel serva do Senhor e consequentemente suas boas obras atingirão a sociedade.

IV – Quem é o maior no Reino de Deus

Em uma sociedade que valoriza mais o ter do que o ser, a igreja, como representante do Reino de Deus, guarda o conselho do Senhor Jesus e entende que o maior não é o que tem posses nem o que se vanglória de títulos e mais títulos.

O maior para Deus é aquele que se porta como uma criança diante das falsidades desse mundo. Humildade, inocência, amor incondicional e outras qualidades que somente elas podem nos ensinar.

Devemos refletir sobre como estamos agindo diante da sociedade. Estamos demonstrando realmente que aprendemos ser como crianças na humildade e sinceridade diante de Deus e dos homens ou ainda estamos longe de seguir o conselho de Jesus?

Você tem procurado abraçar a recomendação de Jesus sobre como ser o maior no Reino de Deus?

V – Dinâmica(Caso queira receber o material para aplicar a dinâmica na sua igreja, envie um e-mail para filhocon@yahoo.com.br)*

Para que os alunos já se familiarizem com algumas palavras que serão bem comentadas na lição, preparei essa dinâmica para iniciar a aula. Seria recomendavel que eles tivessem de 10 a 12 minutos para responder. 
Fiquem com Deus.


Por Sergiano Reis

Nenhum comentário: