Estamos vivenciando uma transformação positiva na área da educação teológica no Brasil. Isso se deve ao fato de que cada dia mais igrejas e convenções buscam oferecer cursos teológicos de qualidade para seus membros e estes por sua vez correspondem.
Até pouco tempo atrás quando falava-se em curso de teologia, a aversão era muito grande. Alguns utilizavam até um jargão conhecido e utilizado de forma errônea e diziam “a letra mata”. A aversão diminuiu um pouco, mas visando desfazer essa imagem distorcida do estudo sistemático das Escrituras é necessário sabermos que o teólogo nada mais é do que um estudioso da bíblia. Os cursos teológicos não focam o aprendizado de seus alunos em outra fonte senão a bíblia.
A desconfiança de alguns tinha seu respaldo em alguns, repito alguns, “teólogos” que quando tinham o púlpito a seu dispor não faziam outra coisa a não ser “arrotar” todo seu potencial de “homem do canudo”, menosprezando os demais presentes e fazendo seu culto ao ego.
Graças a Deus, hoje é diferente, os novos formandos já devem ter aprendido que o teólogo é nada mais que um eterno aprendiz e ensinador daquilo que com tanto esmero e amor aprendeu.
Embora devamos ficar alegres a essa mudança de atitude de nosso povo, não podemos esquecer que muitas outras adversidades ainda estão para serem vencidas na área do ensino no meio evangélico.
Algumas Convenções já estão requerendo como pré-requisito ao ingresso no corpo de obreiros a formação teológica. É louvável a atitude mas, no entanto, deve ficar explícito que é somente um dos itens que deve ser observado e não o principal para ser um obreiro do Senhor.
Urge também um trabalho de conscientização mais amplo e específico de que a formação teológica é de grande valia para toda a igreja e não só para os obreiros, pois cada dia surgem novos modismos teológicos e somente aqueles que tem a GRAÇA e o CONHECIMENTO estão prontos para a defesa da fé com mais ousadia.
Oremos para que nossos líderes olhem com carinho para esse momento ímpar e ofereçam sempre o melhor, da melhor maneira possível, para a noiva de Cristo.
Pb. Sergiano Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário