
Brasileiros presos por entrar ilegalmente nos Estados Unidos dividem celas com presos investigados por cometer crimes como assassinatos e estupros. Os brasileiros costumam ficar detidos nas cadeias aguardando deportação por ate tres (03) meses. A informação e de orgãos de defesa dos direitos de imigrantes no Estado de Massachusetts.
Os brasileiros dizem enfrentar maus-tratos, frio e ma alimentação nas penitenciarias. Uma das maiores colônias nos Estados, a região abriga mais de 200 mil brasileiros e tem, atualmente entre 200 e 250 presos do Brasil. Outros Estados como Nova Jersey e texas, tambem teriam presos brasileiros nestas condições.
o Consulado Brasileiro em Boston reconhece que há brasileiros aguardando deportação junto com presos indiciados por crimes comuns nos Estados Unidos, "mas não com criminosos já condenados".
"Temos entre 100 a 130 deportados por mes, mas as prisões tem aumentado muito. Os presos por questoes de imigração teria que ficar num centro a parte. Existem pais de familia brasileiros que nunca tiveram problemas no passado, mas que estão dividindo espaço com presos comuns. Isso e horrivel." diz Fausto Rocha, presidente do Brazilian Imigrant Center, que fica em Massachusetts.
Brasileiro diz ter sido espancado
Antonio William de Souza da Silva, 23 anos, de Minas Gerais, ficou 43 dias em Plymouth antes de ser deportado. Ele chegou a escrever um diario relatando seu dia-a-dia. Silva vivia ha 4 anos nos Estados Unidos e trabalhava na construcao civil, quando agentes de imigracao chamados para resolver uma briga de casal, entraram na casa onde morava com varios brasileiros na cidade de Framinham.
"Arrombaram a porta e colocaram armas nas cabecas de todos. Eu estava de cueca e havia mulheres semi-nuas, com toalhas nos banheiros. Vi que havia um agente hispano e perguntei para ele se achava aquilo certo. Ele me levou para a escada e comecou a me espancar."
Segundo Fausto Rocha, as condições dos cinco presidios no Estado são ruins. "Os presos entram numa dieta forcada e perdem mais de 20 kg," diz Rocha, que responsabiliza o Consulado Brasileiro em Boston por parte da situacao. "Cada preso que vai ser deportado chega a ficar tres (03) meses preso antes de ser mandado embora. A demora dos documentos prejudica muito", conta.
Metade dos casos, envolvem brasileiros que temtam a vida no exterior de maneira clandestina. Os crimes mais comuns sao trafico de drogas, prostituicao, roubos e furtos. Varios brasileiros detidos em alguns Estados americanos, no entanto, foram presos por estar sem documento no pais.
"Esse tipo de imigrante ia para o centro de detencoes, mas os americanos alegam que eles estao lotados", explica Marcony de Almeida, advogado da Organização Não-Governamental Mira Coalition, que cuida de imigrantes nos Estados Unidos.
Postado por ELINALVA NOGUEIRA - BOSTON-EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário