segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estou desesperado pra casar!

Quanto tempo um casal cristão deve esperar/demorar para casar?


Essa é uma pergunta bastante freqüente para os casais de namorados evangélicos, visto que o namoro cristão deve ter sempre esse objetivo de casamento.

Logo o tempo de namoro deve considerar dois critérios:


I - CONHECER A PESSOA


Acredito que um casal deve namorar/noivar pelo menos 2 anos. Esse é um bom tempo para conhecer a pessoa e não tomar grandes “sustos” no casamento. Se você tem um relacionamento a distância, pense em um tempo um pouco maior. Conhecer por telefone, msn e skype nunca será o suficiente! É preciso conviver com a pessoa. Isso exige sim, muitas viagens! A menos que você queira arriscar…

Imagine você casado e descobre que a pessoa é grossa, não tem hábitos de leitura bíblica ou vícios destrutivos. É como se a pessoa retirasse uma máscara que usava. Agora você terá que viver com essa pessoa o resto de sua vida! O romantismo acabou e seu sorriso vira lágrimas…

Conhecer exige tempo e é por isso que você NÃO deve ser tão apressado(a) pra casar.
É melhor investir pelo menos 2 anos agora do que chorar o resto da sua vida…..

Outro fator que o tempo pode encobrir é a paixão. É ela que nos impede ver as falhas da outra pessoa e pior, nos faz vestir inconscientemente uma máscara de amante eternamente romântico.


II - FINANCEIRO


Ter dinheiro para casar é “fácil”, difícil é ter dinheiro para MANTER o casamento!
Você já parou pra pensar nos gastos? Água, luz, alimentação, saúde, transporte, internet, viagens, etc, etc, etc.

Veja como é difícil a situação: “Quando a mulher casa e com o tempo vê que não tem dinheiro para comprar algumas coisas que sua amiga casada compra, a coisa começa a ficar complicada…” Por isso a grande maioria dos casais se separam por motivos financeiros.

Obviamente, não é um pensamento que molda 100% das mulheres.

Acredito que estes dois fatores (Conhecimento e Financeiro) devem estar em equilíbrio.
Para você que tem condições de casar agora, aproveite o namoro/noivado para se conhecerem melhor. Isso vai ser fundamental no casamento. Mesmo se você já é avançado em idade.

Para você que não tem condições ainda, trabalhe, estude, faça planejamento! Faça o que te compete a fazer. O Senhor conduzirá teu caminho para que ao SEU tempo (no tempo de DEUS não no seu), você case.

Não se esqueça de orar a Deus para que ele guie todos os seus passos.

Fernando Ortega (adaptado)

3 comentários:

Kleber Alves disse...

Deixe seus comentários sobre os assuntos, pode contar experiências, testemunhos ... importante é você participar!

Administrador disse...

A paz do Senhor Jesus,
Interessante post.
Muitos jovens iniciam casamentos relâmpagos influenciados por conselhos errôneos de pessoas que não entendem que para se casar é necessário o conhecimento mútuo entre as partes. Sem falar nas profetadas e "visagens" sobre casamentos de pseudosantos. Claro que o Senhor em sua soberania une pessoas tão rapidamente e essas constituem um casamento ricamente abençoado. No entanto não devemos fazer da exceção uma regra.
Fique com Deus!

Kleber Alves disse...

Muito bom o tema abordado pelo leitor “EBDicas – Sergiano” procurarei em breve postar algo com o tema “profetadas e visagens sobre casamentos ou seja, casamentos arranjados”, se você tem algo nos envie para publicar.