A base é construída utilizando planta de última geração, esboçando tecnologia de ponta no sistema de carregamento de caminhões de grande porte, em conexão com a ferrovia. Faz parte estratégica do sistema integrado de transporte que ligará o centro do Brasil aos portos marítimos.
Em particular, o pátio ferroviário Palmas/Porto Nacional vai baratear custos, e se firmar como alternativa segura de transporte para escoamento da produção. No caso, o combustível será distribuído, além do Tocantins, para o oeste da Bahia, sul do Maranhão, leste do Mato Grosso e parte do Pará.
O pátio ferroviário de Palmas possui características multimodais e não ficará restrito apenas à base de distribuição de combustíveis. Segundo o gerente comercial da Valec, Célio Cesar Ramos, as outras empresas que venceram a licitação já estão com os projetos de instalação prontos e com áreas para expansão naquele terminal.
A previsão é de que até dezembro serão iniciadas as obras dos galpões e silos da Nova Agri, com investimentos superiores a R$ 50 milhões, fortalecendo o perfil de entreposto de cargas – a principal função desta plataforma multimodal, mas que depende ainda da completa conclusão da própria Ferrovia Norte-Sul, no seu traçado inicial de 1.574 quilômetros, cuja utilização é cada vez mais pressionada pelos recordes de produção de grãos, que necessita de escoamento rápido e seguro em direção aos portos marítimos.
O dado ainda mais alentador, como adiantou no mês passado, o engenheiro Luís Barenco, da UTC Engenharia, empresa responsável pelas obras de implantação da BR Distribuidora: “estamos chegando para formar mão de obra local e não apenas durante este trabalho de implantação, de modo que a qualificação possa ter continuidade”, disse ele.
A este respeito, o governador Siqueira Campos vem reiterando aos empresários o papel importante que desempenham em ajudar a vencer uma das maiores dificuldades do momento, que é relativa ao desemprego, e que “precisa ser superada”, afirmou. A previsão é de que o pátio agregue também ao menos 20 outros grandes empreendimentos no seu entorno ferroviário, sendo capaz de promover ao menos 2 mil empregos diretos. Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário