Miracema do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 09º34'02" sul e a uma longitude 48º23'30" oeste, estando a uma altitude de 197 metros. Sua população estimada em 2004 era de 26 729 habitantes. Possui uma área de 2,667.075 km². Foi a capital estadual ate 1990.
História
O município foi criado em 25 de agosto de 1948. Em 1989 foi capital provisória do Estado.
A história de Miracema começa com os garimpos que atraíam imigrantes para o Norte de Goiás, no início do século XX, passando pela exploração da cana-de-açúcar e a navegação fluvial. Em 1929 chegaram os primeiros habitantes, se fixando no local devido à beleza da paisagem.
A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948 o distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte.
Em 1988, com o desmembramento do Estado de Goiás, originando o Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do Estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição no período de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a capital definitiva.
Atrativos
Praia Mirassol, no Rio Tocantins; Balneário do Lucena e Correntinho, Praia do Funil e Ponto de Apoio; Miracaxi (carnaval fora de época), realizado no Ponto de Apoio; Mirafolia (carnaval) e Exposição Agropecuária (realizada em Maio).Agostina (evento country).
Festas populares: Festejos de Nossa Senhora de Fátima, festa junina, aniversário da cidade e Festa da padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus, além da encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa
Padroeira: Nossa Senhora das Graças (31 de maio)
Economia: agropecuária
Um dos clubes do município é o Miracema Esporte Clube. No município, localiza-se o estádio de futebol Castanheirão. Pertence ao Governo Estadual e tem capacidade para 2.000 pessoas.[6]
Nenhum comentário:
Postar um comentário